BRASUCAS NA ITÁLIA - EM BUSCA DE SUAS RAÍZES - SONHOS SE REALIZANDO
Viraram praticamente um bordao as palavras dos Brasucas dizendo que a viagem já valeu pela realização de um ou outro sonho há muito desejado. No caso de nossa caravana os sonhos dos Brasucas vao se realizando a cada dia. E nao sao poucos nem corriqueiros. Em nosso grupo temos provavelmente mais da metade dos participantes descendentes de italianos.
Do Rio Grande, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e do Espirito Santo, sao brasileiros de vários estados viajando conosco em busca nao só do lazer, das maravilhosas paisagens, mas também de sinais de que fazem parte da história dessa naçao, das suas raizes. E é emocionante quanto se encontram, se deparam com parentes, amigos ou até mesmo simples (para outros) sinais de seus antepassados, como pequenas cidadelas onde passaram ou viveram.
Ontem a noite, após percorrermos a região de Chiante, onde se produzem os famosos vinhos toscanos, tivemos mais uma de nossas reunioes sociais do grupo. Foi organizado um denominado "junta pratos", que nada mais é do que a reuniao com todos trazendos seus pratos e bebidas para passar a limpo nossa aventura e outras conversas mais.
Nela, de início, pedimos e vários os "italianos" do grupo se pronunciaram sob um tema. "O que vieram buscar de sua história na Itália". Foi sem dúvidas a noite mais emocionante de todas as Caravanas já realizadas. Da matriarca da família Petrosky, Viviane, a primeira a se manifestar, ouvimos um depoimento longo e emocionante sobre o encontro que teve na cidade que seus antecedentes ajudaram a fundar. Com marido, filho e nora, foram recebida pelo Prefeito de Pistoia e homenageada com um livro sobre a cidade. Tiveram, ainda, a oportunidade de visitar cada lugar em que tinham história na família. Mais uma vez a máxima dessa viagem foi citada. "Só isso valeu."
Antes, já tínhamos escutado a mesma frase de vários outros quando levamos o grupo todo para ver de corpo presente a missa do Papa, rezada quarta feita no pátio do Vaticano. Clarice, esposa do Luiz, foi uma das mais emocionadas e nos passou que lá de Rondonópolis, onde vivem, seus parentes e amigos se entusiasmaram com as fotos e relatos que passou. Infelizmente nao compareceram a reuniao para relatar sua experiëncia.
No curso do encontro etílico gastronomico, tivemos também o depoimento do simpático Ervino, que ainda nao teve a oportunidade de visitar o irmao que se encontra em Trento, local que ainda iremos passar, mas nos fez um relato aprofundado sobre como sua família chegou no Brasil, parte sendo recebida no Espírito Santa, São Paulo e Santa Catarina. As vicissitudes e as dificuldades que encontraram, relatadas minudentemente, emocionaram a todos.
Nosso amigo brasuca Nelcir, de igual forma, passou a todos a sua emoçao em estar revendo a terra de suas raizes familiares e a forma dura que todos encontraram para enfrentar a saida da terra natal e se firmar num país estranho, mas acolhedor.
Mas a mais emocionada da noite foi a já Brasuca e Caravanista de carteirinha, Lucia Gava. Iniciou o relato nos passando que sua família veio de de Treviso, próximo a Veneza. Ao detalhar toda a saga com que seus conseguínios enfrentaram para se estabelecer e vencer no Brasil, por várias vezes nao se conteve e foi as lágrimas, levando consigo praticamente todos que a ouviam atentamente.
Para encerrar a magistral noite de emoçoes, história e ótimo bate papo, nosso Brasuca Ricardo, gaúcho nos brindou com uma sequencia inacreditável e quase interminável de piadas, desde as de salão, até as mais apimentadas, já que o adiantado da hora assim permitia. Sua performance foi elogiada por todos. Fomos dormir absolutamente felizes, pois realmente nossos sonhos e de todos estão sendo realizados.